Cleantech Camp abre nova convocatória para 2018

Porto, Portugal – 15 de janeiro de 2018 O objetivo do programa é promover a transferência tecnológica e o empreendedorismo no campo das energias limpas. Este ano, a iniciativa traz…

Porto, Portugal – 15 de janeiro de 2018

O objetivo do programa é promover a transferência tecnológica e o empreendedorismo no campo das energias limpas. Este ano, a iniciativa traz novidades como novas temáticas de aceleração relacionadas com as infraestruturas de redes energéticas. 

Os três projetos com maior potencial de impacto no mercado receberão uma contribuição financeira e apoio à aceleração e ao crescimento empresarial avaliada em mais de 50.000 euros.

A InnoEnergy, a Gas Natural Fenosa, a agência Barcelona Activa, a Câmara Municipal do Porto e o UPTEC, através da iniciativa ScaleUp Porto, anunciam o lançamento da terceira edição do programa Cleantech Camp, que abre hoje a convocatória de propostas de negócio até ao dia 18 de fevereiro. A convocatória é dirigida a qualquer empreendedor (doutorado, investigador ou profissional) com uma ideia de negócio ou empresa em fase inicial que queiram empreender no sector das energias limpas.

Uma das novidades deste ano é a presença da cidade do Porto no evento, dando a oportunidade aos participantes de conhecer o ecossistema empresarial desta cidade portuguesa. Nesta edição, o parceiro principal, a Gas Natural Fenosa, em parceria com a InnoEnergy, procura soluções relacionadas com os seguintes desafios: automação e controlo de redes de distribuição energética, geração distribuída e autoconsumo, infraestruturas para a mobilidade sustentável (VE+GNV), realidade virtual e aumentada para infraestruturas energéticas.

De todas as candidaturas recebidas, serão selecionados um máximo de 15 projetos relacionados com as seguintes temáticas:

  1. IoT & AI energia.
    2. Eficiência energética.
    3.        Smart Cities.
    4.        Energias renováveis.
    5.        Mobilidade sustentável
    6.        Smart grids.
    7.        Cibersegurança & blockchain na energia.

Josep-Miquel Torregrosa, business creation officer da InnoEnergy Iberia, afirma: “Depois de mais de seis anos a acelerar e investir em start-ups e PMEs do sector da energia e das tecnologias limpas, usamos a nossa experiência e tudo o que aprendemos, para desenhar um programa que contém formação e sessões de trabalho necessárias para que qualquer empreendedor possa validar e lançar um novo produto ou serviço no mercado”.

Já Mónica Puente, diretora de inovação tecnológica da Gas Natural Fenosa, comenta: “O Cleantech Camp é uma iniciativa muito interessante que tem um grande potencial para valorizar as ideias e projetos de empreendedores e grupos de investigação inovadores. O programa é formado por profissionais de alto nível e, na Gas Natural Fenosa, acreditamos que nos podem ajudar a desenvolver iniciativas que adicionem valor aos nossos clientes e que contribuam para a promoção das energias limpas”.

Para Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente, “a aposta do Porto neste programa reforça a preocupação e o compromisso da cidade com a questão das alterações climáticas, e o papel que as cidades podem ter no apoio ao desenvolvimento de tecnologias e negócios que nos ajudem a construir um futuro mais sustentável.”

O programa tem um formato muito dinâmico para se poder elaborar o plano da empresa e validar a ideia de negócio com os parceiros do programa. O objetivo final é que os participantes validem com o mercado a ideia de negócio e criem a estratégia de implementação e lançamento adequada.

Os custos de viagem e alojamento nas cidades onde se irá desenvolver o programa estão cobertos pela organização. Além disso, os participantes disporão de um espaço na agência Barcelona Activa e no UPTEC, assim como acesso ao Innovation Hub da Gas Natural Fenosa para a realização de workshops.

Os participantes do Cleantech Camp passam também a estar elegíveis ao programa de investimento da InnoEnergy, tendo possibilidade de aceder a um investimento avaliado em 500.000 euros, em diferentes fases.

Nesta edição, o programa Cleantech Camp conta com a colaboração da ESADE Business School como Training Partner, com a presença de diferentes colaboradores e professores como o diretor do programa B2B Sales Management, Oscar Torres, ou a diretora da ESADE Entrepreneurship Institute, Luisa Alemany. Para a lista completa de formadores e mentores, consulte a página do programa.

Finalmente, este ano contamos com o apoio da COMSA Corporación e Ceiia, como parceiros de inovação desta iniciativa.

O vencedor receberá 20.000 euros e o primeiro e segundo finalistas receberão 10.000 e 5.000 euros, respetivamente, além do suporte para o crescimento e consolidação do projeto com contributos em serviços no valor de 15.000 euros para os projetos com maior potencial de Espanha e Portugal. Estas contribuições serão feitas pelos knowledge partners do programa, Osborne Clarke, Ateknea, SRS Advogados e ZBM Patents que estarão também presentes no evento final do programa, no dia 21 de junho, como jurados.

As inscrições para participar no programa podem ser feitas através do website www.cleantechcamp.com.

InnoEnergy

A InnoEnergy é o motor o motor de inovação para a energia sustentável na Europa, apoiado pelo EIT (European Institute of Innovation and Tecnology).

Na InnoEnergy, apoiamos e investimos na inovação em todas as fases do processo – da educação aos clientes. Criamos ligações na Europa através de uma rede de parceiros, reunindo inventores e indústria, recém-licenciados e empregadores, investigadores e empresas, empreendedores e mercados. Trabalhamos em três áreas essenciais da inovação:

  • A Educação, para ajudar a criar uma força de trabalho informada e ambiciosa que entenda quais as exigências de sustentabilidade e quais as necessidades da indústria.
  • Projetos de Inovação para reunir ideias, inventores e indústria na criação de tecnologias comercialmente atrativas que entreguem resultados reais aos clientes.
  • Business Creation para apoiar os empreendedores e startups que estão a desenvolver ecossistemas de energia na Europa através de ofertas inovadoras.

Reunir estas três áreas maximiza o impacto de cada uma, acelera o desenvolvimento de soluções prontas para serem lançadas no mercado, e cria um ambiente fértil onde podemos difundir os resultados inovadores do nosso trabalho.

Gas Natural Fenosa

A Gas Natural Fenosa, pioneira na integração de gás e eletricidade, é um grupo multinacional presente em mais de 30 países e com mais de 23 milhões de clientes. Depois da aquisição da companhia elétrica Unión Fenosa, a terceira maior no mercado espanhol, a Gas Natural Fenosa atingiu o seu objetivo de integrar os negócios de gás e eletricidade numa só empresa com larga experiência no setor energético, capaz de competir de forma eficiente em mercados sujeitos a um processo de crescente integração, globalização e aumento da concorrência.

Barcelona Activa

A Barcelona Activa, integrada na gestão de emprego, das empresas e do turismo, é a organização responsável pela promoção do desenvolvimento económico da cidade, concebe e implementa políticas de emprego para todos os cidadãos e promove o desenvolvimento de uma economia diversificada e de proximidade. Há 30 anos que promove a atividade económica de Barcelona e a sua esfera de influência, apoiando políticas de emprego, empreendedorismo e empresas, promovendo a cidade internacionalmente e os seus setores estratégicos.

ScaleUp Porto.

Uma estratégia do Porto que compromete a cidade na promoção do ecossistema de empreendedorismo e inovação. Com uma visão conjunta de apoio ao processo de scaleup, procuramos criar um ecossistema sustentável que aumente a competitividade económica da região, crie emprego e melhore a qualidade de vida dos cidadãos.

UPTEC

O UPTEC- Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto promove a criação de empresas de base tecnológica, científica e criativa e atrai centros de inovação de empresas nacionais e internacionais.

Desde o início da sua atividade, em 2007, o UPTEC já apoiou o desenvolvimento de mais de 500 projetos empresariais em áreas tão variadas quanto as Nanociências, Nanotecnologias, Novos Materiais e Produção, Energia, Saúde, Alimentar, Biotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Média Digitais, Arquitetura, Marketing Interativo, Produção de Conteúdos.

COMSA CORPORACIÓN

A COMSA Corporación é o primeiro grupo espanhol não listado no setor de infraestrutura e engenharia. Com um volume de negócios de mais de 1.000 milhões de euros e presença em mais de 20 países, o grupo concentra sua atividade em três grandes áreas de negócios: Infraestrutura e Engenharia, Serviços e Tecnologia e Concessões e Energias Renováveis.

Um dos pilares do avanço da COMSA Corporación é a atividade internacional, onde a empresa possui uma faturação de 508 milhões de euros e conta com mais de 3.700 funcionários. A expansão que o grupo empresarial teve nos últimos anos permitiu desenvolver projetos nos cinco continentes.

A inovação é um pilar fundamental da filosofia empresarial da COMSA Corporación. A empresa mantém um firme compromisso com a transferência tecnológica da sua pesquisa e desenvolvimento aplicados à construção e manutenção de infraestruturas.

Ceiia

A Ceiia é um centro de engenharia e desenvolvimento de produto que desenha, desenvolve e opera produtos e sistemas em conjunto com os seus parceiros em indústrias de alta-tecnologia, como a aeronáutica, automóvel, mobilidade urbana, oceano e espaço.

A ambição da Ceiia é liderar o futuro da inovação na indústria dos transportes e mobilidade, de Portugal para o Mundo. Com uma equipa com mais de 250 engenheiros a trabalharem com ferramentas e processos de primeira-classe, a Ceiia trabalha todo o espectro de projetos de investigação, desenvolvimento e engenharia.

Menu